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Módulo1 – Excel Básico
Módulo2 – Excel Intermediário
Módulo3 – Excel Avançado I
Módulo4 – Excel Avançado II (Dashboard)


1. FUNDAMENTOS

Este treinamento busca atender as necessidades que o capacitarão a desenvolver planilhas eficientes ao seu negócio. Desta forma, o participante aprenderá extrair a potencialidade dessa poderosa ferramenta que é referência na manipulação e controle de dados numéricos. É importante ressaltar que este treinamento não analisa os recursos de maneira isolada, os quais são dotados de muita informação teórica, portanto desnecessária ao processo de assimilação, e sim, apresentá-los de forma combinada que possibilite a construção de planilhas úteis rapidamente. Treinamento totalmente prático e orientado a resultado!


2. PÚBLICO ALVO

  • Administradores de empresas;
  • Profissionais que utilizam o Excel como ferramenta de trabalho;
  • Estudantes e Universitários;
  • Demais interessados em aprender a operar o programa de maneira produtiva.


3. PRÉ-REQUISITOS

  • Conhecimentos de informática. Recomendável conhecimento de pelo menos um aplicativo da linha MS Office;
  • Carga Horária completa sugerida: 20 horas por módulo



4. CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

MÓDULO 1 – EXCEL BÁSICO

  • ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 1/3
  • INTRODUÇÃO: Conceito, estrutura, tipos de dados, modos do cursor, função, interface do programa e criação de textos formatados com estilos
  • CRIAÇÃO DA PRIMEIRA PLANILHA: Orçamento Doméstico
    • Procedimentos:
      • Entrada de dados (texto e valores)
      • Criação de fórmulas básicas: SOMA(), MÉDIA(), MÁXIMO(), MÍNIMO() e Porcentagem
      • Aplicação de formatações (numérica e estética)
      • Geração de gráfico
    • Recursos Adicionais:
      • Configuração de página
      • Cabeçalho/rodapé
      • Inserção de marca d´água
      • Bônus – Planilha de Orçamento (modelo), Calendário permanente e Slides contendo resumo e teclas de atalho mais usadas
    • Manipulação de Planilhas
      • Copiando/movendo a planilha Orçamento para o arquivo Excel Básico – Parte1
    • Criação de uma Ata de Reunião (modelo e exercício)
  • ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 2/3
    • Planilha de Enquetes: Análise de performance
      • Função Cont.Valores()
      • Gerar gráfico com dados não numéricos
    • Planilha Gestão de treinamentos: Obtendo as demandas
      • Função Cont.Se()
    • Elaborando planilha de Controle de Notas Bimestrais
      • Uso da função SE()
      • Formatação condicional básica
    • Planilha de Contas a pagar
      • Validação de dados
      • Localizar/Substituir
      • Aplicação das funções SOMA(), SE() e CONT.SE()
      • Gerando gráfico Pizza
    • Preenchimento Relâmpago
    • Criação de Listas Personalizadas
  • ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 3/3
    • Formatar como Tabela
      • Exercícios
    • Classificação e Filtro Básico
      • Case de sinalização e Exercícios
    • Introdução a função PROCV()
      • Conceito e sintaxe
      • Exercício1 – Correspondência Exata
      • Exercício2 – Correspondência Aproximada
      • Exercício de fixação: Planilha de Hóspedes
        • Validação de dados
        • Revisão PROCV() e aplicação da PROCH()
      • Simplificando a consulta na Tabela de Dados através da geração automática de nomes.

MÓDULO 2 – EXCEL INTERMEDIÁRIO

  • ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 1/3
  • CASE: PLANILHA DE TREINAMENTO
  • Gerar gráfico em planilha que não contém valores numéricos
  • Localizar e substituir
  • Criação de uma tabela auxiliar e utilizar a função CONT.SE()
  • Nomear célula e range
  • Formatar como tabela
  • CASE: LÓGICA
    • Cálculo do percentual de ganho, valor de venda e a situação (lucro ou prejuízo) de um determinado produto.
  • CASE: PLANILHA DE CONTROLE DE NOTAS BIMESTRAIS
  • Funções usadas: SE() / E() / SOMA() / MÉDIA() / MÁXIMO() / MÍNIMO() / CONT.SE() e %
  • Aplicação da Média Ponderada e criação de Sparklines (Mini gráficos)
  • Uso das formatações numérica, estética e condicional
  • CASE: INTRODUÇÃO AO PKI (INDICADORES DE PERFORMANCE)
    • Definição de metas (atingido, aceitável, reprovado)
  • CASE: FORMATOS DE DOCUMENTOS
    • Cadastro de documentos como CPF, RG e CNPJ digitando apenas os números
  • ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 2/3
  • CASE: PLANILHA DE CONTAS A PAGAR
  • Estruturação dos dados com visão sistêmica
  • Criando validação de dados do tipo Data
  • Uso da função SOMASE() e uso avançado da função SE()
  • CASE: PLANILHA DE CONTAS A RECEBER
  • Criação três validações de dados do tipo listas (combo box)
  • Uso da função OU() dentro da função SE()
  • CASE: MANIPULAÇÃO DE DATA E HORA
    • Exercício de introdução
    • Planilha de pagamento horas trabalhadas e resolvendo o problema do horário noturno
    • Planilha simples de hora acumulada
    • Controle de horário entre turnos: diário, semanal e mensal
    • Agenda de trabalho semanal (padrão indústria)
  • CASE: PLANILHAS AUTOMATIZADAS E FÓRMULAS 3D (LINKS)
    • Criação de três planilhas de gestão de setores de lojas do varejo
  • ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 3/3
  • CASE: PLANILHA DE ENQUETES
  • Uso da função CONT.VALORES()
  • Treinando a validação de dados
  • Formatação condicional avançada
  • APLICANDO FILTRO BÁSICO SIMPLES E COMPLEXO, FILTRO COM SUBTOTAL, ALÉM DO FILTRO AVANÇADO Parte 1/2
  • CASE: PLANILHA DE COMPRAS EM SUPERMERCADO
  • Uso da função SOMARPRODUTO()
  • EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO -> SE(): Planilha de controle de comissão
  • Calcular comissão de funcionários (visão gestor)
  • Usando funções de procura PROCV e PROCH
  • Criando planilha de vendas de produtos
  • Planilha de pesquisa: Estados e Capitais
  • SEGURANÇA
      • Níveis de Segurança: Células/Planilhas/Áreas da planilha e Arquivo
      • Células: Duas situações para um melhor entendimento
      • Pergunta/Resposta e Obs.

    • Exercícios com todos os níveis de segurança

MÓDULO 3 – EXCEL AVANÇADO I

  • ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 1/6
  • Planejando melhor suas metas com as funções DIATRABALHO(), DIATRABALHO.INTL(), DIATRABALHOTOTAL() e DIATRABALHOTOTAL.INTL()
  • Personalizando base complexa de dados através da TABELA DINÂMICA (Pivot Table)
    • Criação
    • Layout
    • A dinâmica dos dados e aplicando filtros
    • Classificação
    • Edição (Inclusão, alteração e exclusão)
    • Auto formatação
    • Campo calculado
    • Item calculado
    • Detalhamento dos dados
    • Formatações adicionais
    • Gráfico dinâmico
    • Slicers (Segmentação de dados)
    • Produzindo o seu primeiro Dashboard
    • Exercício de fixação
  • ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 2/6
  • Potencializando o uso da função PROCV() com a função CORRESP()
  • Tabela de Dados e Formatação Condicional Avançada
  • Criando Listas Dinâmicas e Personalizadas com a função DESLOC()
  • Aperfeiçoando a dinâmica de suas planilhas com a função “curinga” INDIRETO(). Case: Planilha de consolidação anual.
  • Utilizando a função ÍNDICE() integrada ao CORRESP() para resolver as limitações da função PROCV()
  • Usando funções de BANCO DE DADOS – BDCONTAR(),  BDSOMA(), BDMÉDIA(), BDMÁX() e BDMÍN()
  • Filtro Avançado II – Banco de Dados
  • ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 3/6
  • Gerando relatórios customizados com a função CONCATENAR() ou com o uso do símbolo “&”.
  • Formatando os valores de relatório com a função TEXTO()
  • Realizando cálculos “impossíveis” com FÓRMULAS MATRICIAIS
  • Introdução e “aquecimento” (fórmulas CSE)
  • Tipos de fórmulas matriciais
  • Desafio1: SOMASE() X PROCV() X ÍNDICE() X MATRICIAL
  • Exercício complexo proposto: uma tarefa para as fórmulas matriciais
  • Desafio2: CONT.SES() X MATRICIAL
  • Desafio3: SOMASES() X MATRICIAL
  • ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 4/6
  • Introdução a Matemática Financeira
  • Usando as funções TAXA() e PGTO(), VP() e VF() para cálculos de operações financeiras
  • Testes de hipóteses1: Usando funções de análise através do recurso Atingir Meta para cálculo de um financiamento
  • Testes de hipóteses2: Estudo de produção usando Tabela de Dados
  • Testes de hipóteses3: Gestão de Cenários com base no lucro líquido
  • Avançando nas análises e estimativas com a poderosa ferramenta SOLVER
  • PASTA: EXCEL AVANÇADO PARTE 5/6 – Macros
  • Automatizando tarefas repetitivas com o uso de MACROS
  • Introdução e criando a primeira macro
  • Teclas de atalho e botão de atribuição
  • Macro Absoluta X Relativa
  • Exercício1: Automatizando as fórmulas da Planilha de orçamento doméstico, inclusive com gráfico
  • Exercício2: Planilha de Notas Bimestrais com Sparklines (mini gráficos)
  • Exercício3: Criando um pequeno Sistema com base nos exercícios anteriores

 

  • PASTA: EXCEL AVANÇADO PARTE 6/6 – VBA
  • Introdução à programação VBA (Visual Basic for Applications)
  • O ambiente VBA
  • Exercício1: Classificação e visualização de Impressão
  • Exercício2: Criando uma função básica
  • Exercício3: Aplicando funções complexas
  • Exercício4: Obtendo acesso a uma planilha protegida (somente será informado se a empresa autorizar esse conteúdo)
  • Exercício final: Gerar uma Planilha de Recibo.


MÓDULO 4 – EXCEL AVANÇADO II – DASHBOARD

  • Definição
  • Exemplos
  • Estruturação do Projeto
    1. Porque criar?
    2. Conhecimentos necessários para sua elaboração (pré-requisito)
    3. Questões relevantes
  • Formatar base de dados como tabela
    1. Criação de listas personalizadas (atualizadas) sem o uso da função DESLOC.
  • Tabela e Gráfico dinâmicos – revisão
    1. Slicers (Segmentação de dados)
  • Técnicas Avançadas de Gráficos
    1. Gráficos Interativos
    2. Listas dinâmicas
    3. Controles de Formulários
  • Formatação Avançada
    1. Destacar áreas e linhas
    2. Uso de cores personalizadas
  • Ilustrações (estética profissional)
  • Gerenciamento de Nomes (escopo de fórmulas)
  • Funções Avançadas
    1. ÍNDICE()
    2. CORRESP()
    3. DESLOC()
    4. INDIRETO()
  • Outras funções
    1. TEXTO()
    2. LIN() e COL()
    3. CONCATENAR() – “&”
    4. ARRUMAR()
  • Projetos desenvolvidos durante este treinamento
    • Gestão Seguradora
    • Consolidação anual e gráfico 3D
    • Vendas de insumos (completo!)