LINKS DE ACESSO DIRETO AO CONTEÚDO:
Módulo1 – Excel Básico
Módulo2 – Excel Intermediário
Módulo3 – Excel Avançado I
Módulo4 – Excel Avançado II (Dashboard)
1. FUNDAMENTOS
Este treinamento busca atender as necessidades que o capacitarão a desenvolver planilhas eficientes ao seu negócio. Desta forma, o participante aprenderá extrair a potencialidade dessa poderosa ferramenta que é referência na manipulação e controle de dados numéricos. É importante ressaltar que este treinamento não analisa os recursos de maneira isolada, os quais são dotados de muita informação teórica, portanto desnecessária ao processo de assimilação, e sim, apresentá-los de forma combinada que possibilite a construção de planilhas úteis rapidamente. Treinamento totalmente prático e orientado a resultado!
2. PÚBLICO ALVO
- Administradores de empresas;
- Profissionais que utilizam o Excel como ferramenta de trabalho;
- Estudantes e Universitários;
- Demais interessados em aprender a operar o programa de maneira produtiva.
3. PRÉ-REQUISITOS
- Conhecimentos de informática. Recomendável conhecimento de pelo menos um aplicativo da linha MS Office;
- Carga Horária completa sugerida: 20 horas por módulo
MÓDULO 1 – EXCEL BÁSICO
- ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 1/3
- INTRODUÇÃO: Conceito, estrutura, tipos de dados, modos do cursor, função, interface do programa e criação de textos formatados com estilos
- CRIAÇÃO DA PRIMEIRA PLANILHA: Orçamento Doméstico
- Procedimentos:
- Entrada de dados (texto e valores)
- Criação de fórmulas básicas: SOMA(), MÉDIA(), MÁXIMO(), MÍNIMO() e Porcentagem
- Aplicação de formatações (numérica e estética)
- Geração de gráfico
- Recursos Adicionais:
- Configuração de página
- Cabeçalho/rodapé
- Inserção de marca d´água
- Bônus – Planilha de Orçamento (modelo), Calendário permanente e Slides contendo resumo e teclas de atalho mais usadas
- Manipulação de Planilhas
- Copiando/movendo a planilha Orçamento para o arquivo Excel Básico – Parte1
- Criação de uma Ata de Reunião (modelo e exercício)
- Procedimentos:
- ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 2/3
- Planilha de Enquetes: Análise de performance
- Função Cont.Valores()
- Gerar gráfico com dados não numéricos
- Planilha Gestão de treinamentos: Obtendo as demandas
- Função Cont.Se()
- Elaborando planilha de Controle de Notas Bimestrais
- Uso da função SE()
- Formatação condicional básica
- Planilha de Contas a pagar
- Validação de dados
- Localizar/Substituir
- Aplicação das funções SOMA(), SE() e CONT.SE()
- Gerando gráfico Pizza
- Preenchimento Relâmpago
- Criação de Listas Personalizadas
- Planilha de Enquetes: Análise de performance
- ARQUIVO: EXCEL BÁSICO PARTE 3/3
- Formatar como Tabela
- Exercícios
- Classificação e Filtro Básico
- Case de sinalização e Exercícios
- Introdução a função PROCV()
- Conceito e sintaxe
- Exercício1 – Correspondência Exata
- Exercício2 – Correspondência Aproximada
- Exercício de fixação: Planilha de Hóspedes
- Validação de dados
- Revisão PROCV() e aplicação da PROCH()
- Simplificando a consulta na Tabela de Dados através da geração automática de nomes.
- Formatar como Tabela
MÓDULO 2 – EXCEL INTERMEDIÁRIO
- ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 1/3
- CASE: PLANILHA DE TREINAMENTO
- Gerar gráfico em planilha que não contém valores numéricos
- Localizar e substituir
- Criação de uma tabela auxiliar e utilizar a função CONT.SE()
- Nomear célula e range
- Formatar como tabela
- CASE: LÓGICA
- Cálculo do percentual de ganho, valor de venda e a situação (lucro ou prejuízo) de um determinado produto.
- CASE: PLANILHA DE CONTROLE DE NOTAS BIMESTRAIS
- Funções usadas: SE() / E() / SOMA() / MÉDIA() / MÁXIMO() / MÍNIMO() / CONT.SE() e %
- Aplicação da Média Ponderada e criação de Sparklines (Mini gráficos)
- Uso das formatações numérica, estética e condicional
- CASE: INTRODUÇÃO AO PKI (INDICADORES DE PERFORMANCE)
- Definição de metas (atingido, aceitável, reprovado)
- CASE: FORMATOS DE DOCUMENTOS
- Cadastro de documentos como CPF, RG e CNPJ digitando apenas os números
- ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 2/3
- CASE: PLANILHA DE CONTAS A PAGAR
- Estruturação dos dados com visão sistêmica
- Criando validação de dados do tipo Data
- Uso da função SOMASE() e uso avançado da função SE()
- CASE: PLANILHA DE CONTAS A RECEBER
- Criação três validações de dados do tipo listas (combo box)
- Uso da função OU() dentro da função SE()
- CASE: MANIPULAÇÃO DE DATA E HORA
- Exercício de introdução
- Planilha de pagamento horas trabalhadas e resolvendo o problema do horário noturno
- Planilha simples de hora acumulada
- Controle de horário entre turnos: diário, semanal e mensal
- Agenda de trabalho semanal (padrão indústria)
- CASE: PLANILHAS AUTOMATIZADAS E FÓRMULAS 3D (LINKS)
- Criação de três planilhas de gestão de setores de lojas do varejo
- ARQUIVO: EXCEL INTERMEDIÁRIO PARTE 3/3
- CASE: PLANILHA DE ENQUETES
- Uso da função CONT.VALORES()
- Treinando a validação de dados
- Formatação condicional avançada
- APLICANDO FILTRO BÁSICO SIMPLES E COMPLEXO, FILTRO COM SUBTOTAL, ALÉM DO FILTRO AVANÇADO Parte 1/2
- CASE: PLANILHA DE COMPRAS EM SUPERMERCADO
- Uso da função SOMARPRODUTO()
- EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO -> SE(): Planilha de controle de comissão
- Calcular comissão de funcionários (visão gestor)
- Usando funções de procura PROCV e PROCH
- Criando planilha de vendas de produtos
- Planilha de pesquisa: Estados e Capitais
- SEGURANÇA
-
- Níveis de Segurança: Células/Planilhas/Áreas da planilha e Arquivo
- Células: Duas situações para um melhor entendimento
- Pergunta/Resposta e Obs.
- Exercícios com todos os níveis de segurança
-
MÓDULO 3 – EXCEL AVANÇADO I
- ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 1/6
- Planejando melhor suas metas com as funções DIATRABALHO(), DIATRABALHO.INTL(), DIATRABALHOTOTAL() e DIATRABALHOTOTAL.INTL()
- Personalizando base complexa de dados através da TABELA DINÂMICA (Pivot Table)
- Criação
- Layout
- A dinâmica dos dados e aplicando filtros
- Classificação
- Edição (Inclusão, alteração e exclusão)
- Auto formatação
- Campo calculado
- Item calculado
- Detalhamento dos dados
- Formatações adicionais
- Gráfico dinâmico
- Slicers (Segmentação de dados)
- Produzindo o seu primeiro Dashboard
- Exercício de fixação
- ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 2/6
- Potencializando o uso da função PROCV() com a função CORRESP()
- Tabela de Dados e Formatação Condicional Avançada
- Criando Listas Dinâmicas e Personalizadas com a função DESLOC()
- Aperfeiçoando a dinâmica de suas planilhas com a função “curinga” INDIRETO(). Case: Planilha de consolidação anual.
- Utilizando a função ÍNDICE() integrada ao CORRESP() para resolver as limitações da função PROCV()
- Usando funções de BANCO DE DADOS – BDCONTAR(), BDSOMA(), BDMÉDIA(), BDMÁX() e BDMÍN()
- Filtro Avançado II – Banco de Dados
- ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 3/6
- Gerando relatórios customizados com a função CONCATENAR() ou com o uso do símbolo “&”.
- Formatando os valores de relatório com a função TEXTO()
- Realizando cálculos “impossíveis” com FÓRMULAS MATRICIAIS
- Introdução e “aquecimento” (fórmulas CSE)
- Tipos de fórmulas matriciais
- Desafio1: SOMASE() X PROCV() X ÍNDICE() X MATRICIAL
- Exercício complexo proposto: uma tarefa para as fórmulas matriciais
- Desafio2: CONT.SES() X MATRICIAL
- Desafio3: SOMASES() X MATRICIAL
- ARQUIVO: EXCEL AVANÇADO PARTE 4/6
- Introdução a Matemática Financeira
- Usando as funções TAXA() e PGTO(), VP() e VF() para cálculos de operações financeiras
- Testes de hipóteses1: Usando funções de análise através do recurso Atingir Meta para cálculo de um financiamento
- Testes de hipóteses2: Estudo de produção usando Tabela de Dados
- Testes de hipóteses3: Gestão de Cenários com base no lucro líquido
- Avançando nas análises e estimativas com a poderosa ferramenta SOLVER
- PASTA: EXCEL AVANÇADO PARTE 5/6 – Macros
- Automatizando tarefas repetitivas com o uso de MACROS
- Introdução e criando a primeira macro
- Teclas de atalho e botão de atribuição
- Macro Absoluta X Relativa
- Exercício1: Automatizando as fórmulas da Planilha de orçamento doméstico, inclusive com gráfico
- Exercício2: Planilha de Notas Bimestrais com Sparklines (mini gráficos)
- Exercício3: Criando um pequeno Sistema com base nos exercícios anteriores
- PASTA: EXCEL AVANÇADO PARTE 6/6 – VBA
- Introdução à programação VBA (Visual Basic for Applications)
- O ambiente VBA
- Exercício1: Classificação e visualização de Impressão
- Exercício2: Criando uma função básica
- Exercício3: Aplicando funções complexas
- Exercício4: Obtendo acesso a uma planilha protegida (somente será informado se a empresa autorizar esse conteúdo)
- Exercício final: Gerar uma Planilha de Recibo.
MÓDULO 4 – EXCEL AVANÇADO II – DASHBOARD
- Definição
- Exemplos
- Estruturação do Projeto
- Porque criar?
- Conhecimentos necessários para sua elaboração (pré-requisito)
- Questões relevantes
- Formatar base de dados como tabela
- Criação de listas personalizadas (atualizadas) sem o uso da função DESLOC.
- Tabela e Gráfico dinâmicos – revisão
- Slicers (Segmentação de dados)
- Técnicas Avançadas de Gráficos
- Gráficos Interativos
- Listas dinâmicas
- Controles de Formulários
- Formatação Avançada
- Destacar áreas e linhas
- Uso de cores personalizadas
- Ilustrações (estética profissional)
- Gerenciamento de Nomes (escopo de fórmulas)
- Funções Avançadas
- ÍNDICE()
- CORRESP()
- DESLOC()
- INDIRETO()
- Outras funções
- TEXTO()
- LIN() e COL()
- CONCATENAR() – “&”
- ARRUMAR()
- Projetos desenvolvidos durante este treinamento
- Gestão Seguradora
- Consolidação anual e gráfico 3D
- Vendas de insumos (completo!)
![]()


